Por padrão, quando falamos de medidas, a ordem usada é sempre Largura x Altura do livro fechado, ou seja: L = 11,5cm x A = 18cm.


11,5x18cm - São os chamados “pockets” ou “livros de bolso”. Foram muito popularizados aqui no país como sugestões de livros excelentes para transporte diário , viagens, pequenas bolsas e por praticidade - pois é possível segurar com apenas uma das mãos. Um tamanho economicamente atrativo, tem o menor custo de impressão. Ideal para livros até 200/220 páginas, em média. 


13,8x21cm - Um tamanho um pouco mais comum. Pode dar mais corpo a originais com mais de 120 páginas, por deixar o volume de páginas mais espesso. Muito usado na Grã-Bretanha para livros de ficção, pode ser usado para livros em geral. 


15,5x23cm - Também considerado um tamanho “padrão” (este padrão também é conhecido pelo formato 16x23cm, entretanto, no formato de 15,5x23cm o aproveitamento do papel é maior e, portanto, o custo de impressão fica mais barato), atende bem originais de até 1000 páginas. Seu formato é ideal para livros com grandes quantidades de páginas, muito bom para  romances, para o segmento jurídico, não-ficção, ficção, livros didáticos, entre outros. 


20x20cm - Livros ilustrados, livros infantis, catálogos, ficam muito interessantes neste formato. Pois é um tamanho maior e tem um formato mais quadrado. Excelente atrativo para os segmentos. 


21x29,7cm - Tamanho ideal para livros infantis, didáticos, universitários, técnicos, gráficos, livros de arte. Livros com conteúdos que, em outros formatos, poderiam ter a qualidade de imagem e informações prejudicadas, ficam em destaque neste tamanho, mas isso não é exclusividade dos segmentos.

Sugerimos a todos os autores que utilizem esses formatos em nossa plataforma para que o livro seja impresso com a qualidade que merece. Os tamanhos apresentados são os mais usuais do mercado. Isso não quer dizer que precisem seguir as sugestões, mas seria interessante que levassem em conta como a escolha de um padrão pode impactar na qualidade de sua obra.


Antes de publicar seu livro na UICLAP, acesse o menu Calculadora disponível no nosso portal, insira o número de páginas do seu livro e o formato para verificar exatamente qual deve ser o tamanho da sua capa (sem orelhas).  


Importante: Após inserir todas as informações mencionadas acima, a ferramenta mostra uma tabela com todas as medidas necessárias para a produção da sua capa (sem orelhas) mas, lembre-se de revisar as informações inseridas para que não ocorra nenhum erro. 


Exemplo de capa SEM orelha: 


  1. Um livro com tamanho 15,5 x 23 cm,
  2. Adicionar a sangria 0,5 para cada lado = 1 cm 
  3. Largura 15,5 + 1 = 16,5 
  4. Altura 23 +1 = 24
  5. O tamanho da capa ficará 16,5 cm de largura x 24 cm de altura



Exemplo de capa COM orelha: 


Para capas com orelhas, cada aba deve ter medidas de 5 até  10 cm para cada orelha.


  1. Um livro com tamanho 15,5 x 23 cm, vamos acrescentar orelhas de 5 cm.
  2. Vamos adicionar  5 cm de cada orelha à largura total do livro, que é de 15 cm. 
  3. Largura 10 + 15,5 = 25,5
  4. Após isso adicionar a sangria 0,5 para cada lado = 1 cm 
  5. Largura 25,5 + 1 = 26,5 
  6. Altura 23 +1 = 24
  7. O tamanho da capa ficará 26 cm de largura x 24 cm de altura


Atenção: as medidas devem ser iguais para as 2 orelhas


Veja como a calculadora vai apresentar as medidas:



Nesta etapa será possível também ter uma referência de preço para impressão, facilitando assim seu planejamento.


Saiba mais:

Como fazer a capa do livro?

Passo a passo para publicar um livro!